sexta-feira, 8 de julho de 2011

Certas verdades...

Verdade incontestável, ou falta de contestação? Ou ainda, o que é terrorismo para os brasileiros.

A sociedade brasileira em geral se coloca a favor do assassinato de Osama Bin Laden pela CIA, considerado pelos EUA o chefe de uma poderosa organização terrorista que seria responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001. A pergunta mais importante hoje não é, no entanto como Osama foi assassinado, onde seu corpo está, ou se o Paquistão abrigou ou não Bin Laden, mas sim o que afinal é para os brasileiros terrorismo?


Imagem vendida pela mídia, quase que toda a população da parte ocidental do mundo, acredita que o terrorismo é um problema religioso, especificamente um problema da religião islã, tido por muitos como uma religião com seguidores “fanáticos” ou ainda “fundamentalistas”, visão essa que a mídia brasileira reproduz nos telejornais para os telespectadores, que sem ao menos se dar ao trabalho de tentar entender melhor o problema, acabam aderindo a essa visão um pouco quanto distorcida.
Antes de perguntar algo para uma pessoa devemos primeiramente certificar-nos que essa pessoa tem compreensão plena do que será perguntado, não podemos, por exemplo, perguntar para uma pessoa que nunca teve contato estrito com a arte de escrever, o que ela acha de um determinado tipo de escrita, ou literatura, pois se essa pessoa conseguir ao menos emitir uma posição, por conseguinte, essa será de alguma, ou toda forma, embaraçosa e até mesmo errônea.
Semelhante situação ocorre quando queremos saber de uma nação, um povo, uma classe, um grupo, uma resposta para determinada questão, seja ela qual for. Assim levaremos sempre em consideração, por exemplo, o que os cidadãos cubanos pensam sobre o sistema capitalista, levando em conta que os cubanos não vivem estritamente com o capitalismo, e o mesmo se dá quando invertemos as posições e colocamos, por exemplo, no centro da questão o que os americanos acham do capitalismo.
Aceitando o pressuposto acima como certo, não poderemos continuar a busca por essa resposta sem primeiramente elucidarmos a visão do povo brasileiro, respondendo primeiramente a seguinte questão defendida nos parágrafos anteriores, o brasileiro tem pleno conhecimento sobre o assunto?
Nem do que significa a palavra terrorismo, tão pouco sobre o que é islã ou mesmo o que é terrorismo de fato. Explico. Boa parte da população brasileira sai do ensino médio sem ao menos saber interpretar um texto básico, outra parcela não concluiu o ensino médio, outra ao menos passou pela sala de aula, outra parcela é alienada pela mídia porque o estudo não foi de qualidade, outra parcela se deixa manipular porque quer o que deixa poucas pessoas nesse país conscientes dessa problemática.
O que é terrorismo? Explodir um prédio no centro de Nova York, bombardear civis no Vietnã, prender pessoas inocentes em Guantánamo, fazer acordos para elevar o preço dos alimentos no Brasil, apoiar golpes de estado, subir ou descer favela carioca atirando, arruinar safra de agrícolas para diminuir oferta no mercado e elevar os preços, o que é terrorismo.
Os brasileiros acreditam que terrorismo é aquilo que se faz por um homem que usa vestido e ora virado para Meca, fala com a língua enrolada e usa túnica. Na verdade, isto é uma visão obscura, isto é terrorismo sim, mas invadir um país em busca de petróleo também é.
Prefiramos acreditar que os brasileiros não fazem acepção de pessoas pela cor de seus olhos e o nível de pigmentação na pele, prefiramos acreditar que os brasileiros são realmente despossuídos de censo crítico.   De uma vez por todas, entendais ó iludidos, se explodem prédios em nova York é porque se explodem pessoas no Iraque. Ambas são terrorismo e ambas estão erradas, sem entrar no mérito de quantidade. Por fim, contesteis a verdade contestável de o que é terrorismo.

Um comentário:

Obrigado por contribuir com o site!