segunda-feira, 28 de junho de 2010

O desemprego, estratégia ou tragédia?



O desemprego No Brasil está diminuindo gradativamente ao longo de alguns penosos anos, o que demonstra que é possível gerar cada vez mais empregos. A grande discussão é se o desemprego é uma estratégia do atual sistema, ou uma tragédia causada pelo mesmo.
A geração de empregos com carteira assinada no Brasil cresce gradativamente, o que demonstra que é possível gerar empregos, mesmo com a concorrência de um gigante nas exportações como é a China, que acaba por enfraquecer vários setores industriais com seus produtos mega baratos, em todo mundo.
Essa constatação vai ao encontro de uma forte corrente do pensamento socialista, que tem como base principal a teoria de que é interessante para os donos dos meios de produção que haja o chamado “exercito reserva”, para que não haja gastos elevados com a Mão de obra, e assim haja muito lucro.
Os capitalistas do outro lado contestam com a seguinte linha de raciocínio; Se o preço da Mao de obra aumentar, o preço do produto também aumentará, de forma à sempre manter os lucros, sendo assim o custo do aumento das remunerações seriam repassados aos próprios trabalhadores, que são os consumidores finais.
Os socialistas rebatem contra argumentando que o preço dos produtos não precisariam necessariamente ter alta, basta-se a diminuição dos lucros exorbitantes e desumanos, além de que os trabalhadores sem substitutos, acabariam por mediar esses processos, e nao seriam demitidos por os mediarem, ou seja, ninguem teria medo de ser mandado embora por que participou de uma greve, seriam insubstiuiveis, e ainda lançam a seguinte questão; Seria interessante para algum patrão que é cobrado por um funcionário pela execução de um direito violado, não poder dispensar seu funcionário porque não teria um substituto no mercado?
Sem dúvida são duas linhas de raciocínio inteligentes, que qualquer discussão que haja sobre o tema não podem jamais ser esquecidas, e ainda, que qualquer pessoa que participe desse processo tenha conhecimento sobre essa discussão.
O fato é que o desemprego é todo ou em parte sim uma estratégia do sistema capitalista, como também não se pode negar, uma grande tragédia.




Bruno lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com o site!