quarta-feira, 15 de junho de 2011

Direito...

O direito de ser preconceituoso, o dever de ficar calado.

Ser preconceituoso é um direito que qualquer cidadão tem garantido por lei, ou seja, qualquer pessoa pode ter preferência por um grupo, seja ele determinado por raça, cor, religião, nacionalidade, sexo, idéias políticas e outras tantas distinções existentes dentro da sociedade, o que não pode haver de maneira alguma é que este preconceito garantido por lei a cada um, e imutável uma vez que nossos pensamentos e idéias são única e exclusivamente nossos até que resolvemos declará-los, acabe tornando-se ações de fato preconceituosas.

Como exemplo mais evidente na sociedade atual o preconceito contra os homossexuais, mais especificamente contra os travestis, homens que se trajam como mulheres, é sem duvida um dos preconceitos mais violentos que existe na sociedade atual, se é que podemos dividir as ações preconceituosas em mais ou menos violentas, uma vez que o preconceito por si só já configura uma violência grave. 
Os travestis são de fato atualmente o grupo que mais sofre preconceito na sociedade moderna, isso porque ele é submetido ao preconceito de todos ou outros grupos, mesmos os mais marginalizados, como os negros, povo já escravizado, ou até mesmo os comunistas que foram cassados, perseguidos e mortos principalmente no século XX.
O curioso e o que mais chama a atenção é que os travestis sofrem preconceitos dos grupos mais marginalizados da sociedade, é como se fosse todos contra todos e todos contra os travestis. Essa reprodução estranha, mas que se pode ser explicada por fatores culturais, daria sem duvida um belo estudo sociológico e principalmente psicológico dos grupos e indivíduos.
Esses homens que resolvem assumir uma identidade feminina acabam por vezes sendo hostilizados na grande parte dos locais coletivos, é só reparar quando entramos em um coletivo superlotado e existe um banco vazio, por vezes encontraremos um travesti e na sua face veremos que mesmo tendo personalidade forte, até mesmo por assumir uma identidade totalmente artificial a sua natureza, ele encontra-se totalmente constrangido.
Qualquer um pode ser preconceito, seja qual ele for, seja contra os travestis grupo em evidencia ou qualquer outro, mas ninguém tem o direito de transformar esses sentimentos preconceituosos em ação real, humilhando, constrangido ou produzindo qualquer outra ação que torne a pessoa humana vitima de sentimentos declarados e deploráveis. 

Um comentário:

  1. Bom este texto relata o que deveria acontecer,
    Mais as pessoas não têm consciência de que
    A opção de sexo de uma pessoa ou qualquer outro
    Preconceito não interfere em nada no “ser Humano”
    Que elas São e não podem ser destratada por cor raça
    Ou qualquer outra coisa! O julgamento deve provim só mente
    De Deus

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com o site!