quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cesare Battisti


Cesare Battisti é considerado por muitos e em geral a grande mídia, um terrorista. Já que o Brasil é um país que abriga “terroristas”, Bush, se algum dia fosse acusado terrorista pelas suas ações à frente do EUA  poderia refugiar-se no Brasil, uma pena que Osama não está mais entre nós...
O italiano Cesare Battisti, condenado a prisão perpetua na Itália sob acusação de terrorismo nos anos 70, os chamados anos de chumbo, marcados por ataques terroristas de grupos de extrema esquerda e direita, recebeu do Superior Tribunal de Justiça brasileiro, o direito a liberdade.
Depois de uma longa novela que se estende há anos, o STJ decidiu por 6 votos a 3, conceder liberdade a Cesare Battisti. O fato gerou indignação na Itália, tanto por parte da opinião pública como também dos representantes do país. Os italianos vêem a não extradição de Battisti como uma ofensa direta a justiça italiana, aos familiares das suas ”possíveis” vitimas e aos italianos de forma geral.
Já que o Brasil é acusado de abrigar terroristas, encontramos aí uma alternativa para Georg W. Bush, caso algum dia se faça justiça no mundo e ele venha a ser acusado de cometer ações terroristas contra a humanidade, o Brasil o receberá de portas arreganhadas.
Devemos nos perguntar se Cesare Battisti, integrante do grupo (PAC) Proletários Armados pelo Comunismo, é realmente um terrorista, ou se é apenas mais um acusado pelos que controlam o poder, por lutar pelos seus ideais, muitas vezes indo contra o sistema. Afinal como definir quem é quem não é terrorista se Bush nunca recebeu ao menos um processo pelo que ele fez?
Se Bush pode entrar, Osama e que não poderia ficar de fora, pois é peixe pequeno perto do companheiro ianque. Caso a resolução do caso Battisti tivesse sido realizada poucos meses atrás, o companheiro Osama poderia ter pedido asilo político ao Brasil, uma pena que já não está mais entre nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com o site!