segunda-feira, 10 de maio de 2010

Não Penso! Logo existo.

Os jovens nunca antes na historia receberam tantas informações e por tantos e diversos meios, mas, essas informações estão se perdendo ao não serem transformadas em conhecimento. A escola sem perceber acaba por criar “maquinas de aprender”, que são incapazes de formular idéias, e ao menos relacionar essas informações ao seu cotidiano de forma a contribuir para a compreensão e resolução de problemas.
Os professores não são culpados por essa criação, o verdadeiro culpado é o sistema educacional ultrapassado, que cria enciclopédias ambulantes, capazes de gabaritar uma prova de vestibular por mais difícil e por mais exigente que ela seja, mas incapaz de produzir jovens com pensamentos organizados e construtivos.
Na verdade tudo que é supostamente pensado parece uma recriação de pensamentos já expressados e formulados antes, assim as pessoas ficam reféns a seguir por uma só linha de raciocínio, sem buscar uma alternativa própria, uma solução para resolver até mesmo seus conflitos existenciais.
Qual seria o papel da escola se não a reunião de pessoas carregadas de pensamentos, que se encontra em um lugar nobre e mágico prontas a formular idéias?
É preciso que a escola cumpra o papel de formadora e não de informadora, informar é o primeiro passo para formação, mas sozinho acaba por transformar qualquer um em um verdadeiro banco de dados inútil, que está presente em nossa memória, mas incapaz de rastrear qualquer informação que possa ser aplicada em determinada situação do cotidiano.
Seria necessário que os problemas fossem expostos aos jovens sem a solução, de modo com que eles fossem incitados e provocados a buscar uma solução para o problema. Claro que na maioria das vezes não encontrarão, pois sabemos que por mais simples que seja o período necessário é grande.
Desse modo os Jovens teriam que de qualquer forma organizar pensamentos que o leve a criar uma idéia, por mais que esteja equivocada, esse jovem criou sua linha de raciocínio de forma própria e independente, organizando suas idéias para transformá-las em conhecimento, em cima de seu acerto ou erro.
A escola precisa ser um local onde se forma pensadores e não alienados incapazes de buscar soluções para os inúmeros problemas. Pensar é claro que todos pensamos, mas pensar produtivamente, de forma a organizar esses pensamentos, propondo alternativas, novos caminhos, expandindo cada vez mais os horizontes, isso não fazemos.
Talvez esse seja o principal desafio educacional do século. Mudar o sistema educacional significa mudar a sociedade futura, uma vez que a educação tem papel importante na formação social do individuo.
Talvez esse sistema ultrapassado, seja o principal culpado pelo desinteresse dos jovens na escola, permanecer varias horas todos os dias sentado, ouvindo o professor falar sobre coisas muitas vezes de séculos atrás, sem poder participar, ficando apenas como espectador de um longo filme, onde você não pode dialogar com os acontecimentos e idéias propostas, onde você não é provocado a pensar a respeito, tendo tudo pronto e formulado, cumprindo apenas a função de "apreender"? e memorizar, sem duvida nenhuma é muito chato!




Bruno Lima


TABOÃO DA SERRA, 07 DE MAIO DE 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com o site!