sexta-feira, 22 de junho de 2012

Rio + 80 mil indignados

A Rio+20, evento que está ocorrendo na cidade do Rio de Janeiro, reuniu cerca de 80 mil pessoas de acordo com seus idealizadores para mostrar sua indignação frente às propostas apresentadas pelos países envolvidos no encontro. Propostas fracas e metas que só fazem adiar o que em tese já devia ser feito. O resultado é o fracasso do encontro e a indignação de quem esperava que pudesse haver um avanço nas negociações.
80 mil manifestantes no centro do Rio de Janeiro
Como já se esperava o mundo em crise pouco se importa com questões ecológicas ou sociais, é preciso crescer, crescer a qualquer custo, é preciso dar uma resposta a crise que destrói empregos e faz governos comprar dividas privadas para “sustentar” esse sistema insustentável que está aí.

E foi mesmo o que aconteceu, grande parte dos chefes de estado mundial não compareceram na Rio + 20. Os que compareceram vieram rapidamente para adiar qualquer tipo de avanço e prolongar as discussões para o futuro. Vieram mesmo para dizer que vieram.
Sabendo disso, e que não seria nada fácil qualquer avanço real, 80 mil indignados se reuniram no centro do Rio de janeiro para mostrar a indignação sobre os rumos que a Conferência vai tomando. Evidentemente, uma manifestação sem força politicamente, afinal nosso sistema e nossa organização política não aceita uma democracia direta e popular.
Resultado. Fica aí a lição de que, querer um mundo verde é querer um mundo distante do capitalismo que pouco está preocupado com essas conversas de ecologistas e ativistas do verde. Enquanto os militantes pró-medidas a favor da natureza falam que é preciso preservar, o sistema todo diz que é preciso crescer, crescer e crescer, sair da crise. A diferença? O sistema está no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com o site!