sábado, 1 de maio de 2010


A invasão dos grandes núcleos urbanos


A cidade é um caus, o transito é insuportável, á poluição sonora e visual, á violência, tumulto e um crescimento desordenado e desenfreado das grandes cidades. As favelas dominam o ambiente, todo o espaço é ocupado, é o conhecido êxodo rural. Esse grave problema só será resolvido com uma ampla reforma agrária no país.
HÁ algum tempo, nasceu em Cascavel (PR), um movimento chamado MST (movimento dos sem terra), composto por trabalhadores que davam sua Mão de obra em troca de uma humilde casa nos grandes latifúndios do interior do país. Esse movimento tinha o objetivo de chamar a atenção das autoridades federais para a questão da grande proporção de terra nas mãos de poucas pessoas, ou seja, buscavam uma ampla reforma agrária nos país. Seja pelas manifestações pacificas ou pelo uso da força, por qual ganhou destaque na mídia e ate no cenário político do país.
Esse movimento ganhou grande força nesta ultima década, conquistando simpatizantes é inimigos poderosos. Porém não foram todas as pessoas que se puseram a levantar a bandeira do MST, dava se inicio a um grande mar de pessoas se deslocando do interior para os grandes centros.
A partir de então, sem um comprometimento das autoridades em relação a um plano estrutural, as cidades se transformaram em uma grande bagunça generalizada, onde os problemas se agravam diariamente, principalmente os de ordem social.
É obvio que os migrantes do interior do país, não conseguiriam em sua maior parte se estabilizar nas grandes cidades, sem um estudo, pois trabalhavam para viver, (não tinham tempo nem oportunidades para estudar), assim não conseguiram empregos decentes nos grandes núcleos urbanos, e adicionando os que já habitavam as cidades o numero de desempregados e outros problemas se agravaram.
Por isso as cidades só terão estabilidade se for realizada uma ampla reforma agrária, onde quem conhece bem o campo possa lá viver, de uma forma melhor que no asfalto das grandes e conturbadas cidades. Sem depender dos grandes detentores de terra que habitam o interior do país, assim vivendo em sua própria terra, com sua própria plantação e criação de animais. Porém é importante ressaltar que, esse novo setor de pequenos produtores rurais, só alcançara êxito se o governo subsidiar esse novo e frágil mercado que estará sendo criado.




Bruno Lima


Taboão da Serra, 31 de janeiro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com o site!